SEO Comunicado de imprensa (press releases)

O uso de comunicado de imprensa para divulgar seu site é uma ferramenta poderosa para atrair visitantes. Já faz  algum tempo que  tem sido usados pelos profissionais de SEO para conseguirem  ligações que ajudam  melhorar  a classificação nos motores de busca.

Os comunicados de imprensa são comuns na esfera das relações públicas, cujo objetivo é atrair a atenção da mídia favorável ao profissional de relações públicas do cliente e / ou assegurar a publicidade de produtos ou eventos comercializados por esses clientes. O comunicado de imprensa é a informação fornecida aos jornalistas. Esta é uma declaração oficial ou por conta de uma notícia que é especialmente preparada e emitida para jornais e outros meios de notícia para se dar a conhecer ao público, então vamos conhecer um pouco da historia do press releases.

Um pouco da história do press releases.

Liberação de Ivy Lee,
como ele apareceu no
The New York Times em 1906
O termo gestão notícias foi usado pela primeira vez em 1955 por James Reston, em testemunho perante um comitê do Congresso dos EUA sobre a informação do governo. Mas pode-se argumentar que a gestão da notícia na verdade começou já em 1919 na conferência de paz de Paris. 
Independentemente de quando é alegado que a gestão notícia foi praticada, ou quando o termo foi introduzido pela primeira vez, o aparecimento do que veio a ser conhecida como comunicado de imprensa datam de1880.
Era muito comum naquela época para os membros do Congresso dos EUA  utilizarem  jornais e revistas de linha, localizado na Rua 14 entre a Avenida Pensilvânia e Rua F, em Washington DC,onde apresentavam-se com a obra ímpar de informações, geralmente sobre si mesmos e suas agendas, com a única de finalidade de fornecer e gerenciar as notícias. 
Muitos foram tão longe como a entrevista a si mesma (Schudson,1978:20). 

 Ivy Lee, um dos primeiros profissionais de relações públicas, depois de receber como presente um  substancial  espaço nos jornais de John D. Rockefeller, para ser usado em uma campanha em nome da Universidade Johns Hopkins, tinha que dizer isto:

"... Tendo em vista o fato de que este não era realmente uma novidade, e os jornais deram muita atenção para que a ela, parece que isso era totalmente devido à maneira pela qual o material foi vestido para o consumo de jornais. Parece sugerir possibilidades muito importantes ao longo desta linha. "

Ele estava certo e atualmente a maioria das organizações tem um papel proativo na criação e distribuição das notícias sobre si mesmas, por meio de comunicado de imprensa.

Hoje, a imprensa é informada via e-mail, quase em tempo real, quando os eventos de interesse jornalístico ou histórias estão acontecendo. Seja um simples comunicado de imprensa ou um áudio-visual. A mídia pode fazer o download de informações da Internet e de colocá-lo em forma impressa ou transmissão ao vivo. 

Citamos como fonte para este e para obter maiores informações de como escrever e distribuir um press releases: writing.colostate.com (inglês). E para quem busca informações sobre assessoria de imprensa veja: usinf.state.gov(português)

No curso SEO na Prática, você aprenderá as técnicas de otimização  para  comunicação corporativa.

Google+